quinta-feira, 7 de julho de 2016

Aumento nos casos de Caxumba no sul do país

O aumento no número de casos de Caxumba no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul desde o início do ano preocupa a população. Em Curitiba, foram confirmados 613 casos de caxumba nos seis primeiros meses de 2016. Durante o ano de 2015 foram registrados ao todo 692 casos, segundo dados do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretária Municipal da Saúde.

A caxumba é causada por um vírus que pode infectar pessoas de qualquer idade. A transmissão acontece via saliva, espirro e também pelo contato com objetos contaminados.

A principal característica da doença é o aumento das glândulas salivares próximas dos ouvidos. Os sintomas mais frequentes são: febre, dor de cabeça, dor muscular, perda de apetite, edema. Não há um tratamento específico para a caxumba, mas é feito um acompanhamento com medicamentos para a febre e dor.

A vacina é a principal forma de prevenção contra a caxumba, faz parte do programa nacional de imunização infantil e está disponível em todas as unidades de saúde, os adultos que ainda não tiveram a doença também podem ser vacinados. Outras formas de prevenção são sempre manter os ambientes arejados, lavar as mãos antes e após levá-la a boca e ao nariz.

Complicações, são raras, porém ocorrer e devem ter acompanhamento médico, dentre elas podemos citar a orquidite, inflamação nos testículos e a otite, inflamação nos ouvidos.

Fonte: Ronald Gielow é coordenador do Curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar do Centro Universitário Internacional Uninter. Possui graduação em Enfermagem, Especialização em Saúde Coletiva e é Mestre em Educação. Enfermeiro da Secretária Municipal da Saúde de Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário